segunda-feira, 6 de abril de 2009

Trabalho escolar - Analfabetismo no Brasil

O analfabetismo no Brasil vem sendo um assunto muito refletido desde que se iniciou. A partir de então, foi criado o mapa do analfabetismo no Brasil, através do INEP, para ser apresentado aos governos do estado e às próprias pessoas sobre a situação que nosso país está enfrentando. Vale ressaltar que essa pesquisa pretende trazer os dados sobre o analfabetismo, e não falar como ele surgiu e o que acontecerá daqui para a frente. É importante analisar que nessa pesquisa do Ministério da Educação junto ao INEP foram avaliados as regiões e suas diferenças, a partir do que nós estávamos vendo hoje em dia, como por exemplo: a pobreza da região Nordeste. Assim se os resultados do analfabetismo dessa região forem tão extensos, não seria necessário um "susto" tão grande.
Os números apresentados no Mapa do Analfabetismo no Brasil não são tão significativos quanto os do IBGE que geraram polêmica entre o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza e o atual Governo, aonde acusaram o IBGE a "caluniar" as pesquisas sobre o analfabetismo, a partir do suposto erro de colocar em seus gráficos, em que pessoas de 5 anos estavam dentro da pesquisa do analfabetismo.
Erros ou acertos à parte, os outros números são muito impressionantes, que apresentam resultados sobre o analfabetismo entre brancos, pardos, negros e índios; a graduação e a pós-graduação de homens e mulheres; o Ensino Superior completo entre homens e mulheres e o Ensino Superior completo entre pessoas acima de 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário